segunda-feira, 9 de abril de 2012

softwares computacionais sofisticados.


O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) começou o levantamento batimétrico e a faciologia de sedimentos de fundo na Plataforma Continental Rasa do Brasil, utilizando tecnologia a laser, a mais moderna empregada em mapeamentos do fundo marinho. Trata-se do primeiro trabalho com uso dessa tecnologia na América do Sul em águas marinhas.

As pesquisas com a técnica de Airborne Laser Bathymetry, batimetria (ALB) laser aerotransportada, ou seja, a medição da profundidade oceanos, lagos e rios, consolidaram-se no levantamento hidrográfico com tecnologia de última geração disponível no mercado mundial.

A aquisição dos dados é feita através do sistema SHOALS Lidar 1000 T e a análise e classificação do imageamento de fundo com o software Rapid Environmental Assessment  (REA). Representa a última geração em sistemas marinhos do tipo "Lidar", sendo, entre os instrumentos, o mais leve, rápido e menor disponível no mercado.

Os estudos concentram-se especialmente nos sedimentos calcários de alga vermelha coralínea, A importância do calcário marinho reside na sua diversidade de aplicações, dentro da medicina veterinária no reforço da estrutura óssea e agente antiinfeccioso, na piscicultura e ostreicultura como agente na aceleração do crescimento e nas indústrias de cosmético.

Para Saber Mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário