terça-feira, 10 de abril de 2012

ENGENHARIA FLORESTAL



A Engenharia Florestal ou Engenharia Silvícola é o ramo da engenharia que visa à produção de bens oriundos da floresta ou de cultivos florestais, através do manejo de áreas florestais para suprir a demanda por seus produtos.
É o ramo da engenharia voltado para o estudo e o uso sustentável de recursos florestais.

HISTÓRIA
O ensino florestal de nível superior começou na Alemanha, na Academia Florestal de Tharandt, criada em 1811. A essa iniciativa seguiram-se outros países na Europa. Em Portugal, o curso de Engenheiros Silvicultores foi criado em 1911, a partir de um ramo do antigo curso superior de Agronomia. No Brasil, o curso superior de Engenharia Florestal foi criado em 1960 na cidade de Viçosa, Minas Gerais, mas foi transferido para a cidade de Curitiba, Paraná, no final de 1963.

O QUE FAZ UM ENGENHEIRO(A) FLORESTAL
O Engenheiro Florestal é o profissional responsável pelo planejamento da produção, do manejo e da utilização sustentável dos recursos florestais. São três principais áreas: conservação de recursos naturais, manejo e produção florestal, e utilização de produtos oriundos da floresta. É o profissional capacitado para o manejo racional e o inventário dos recursos florestais naturais, permitindo sua utilização de forma sustentável. No contexto da utilização dos recursos florestais, o profissional está capacitado para as atividades de tecnologia, industrialização e comercialização dos produtos oriundos de florestas plantadas e naturais, sejam estes madeireiros ou não-madeireiros. Isto engloba atividades de secagem, preservação, processamento, produção e utilização destes produtos.
Dia 12.07, dia do engenheiro florestal
O engenheiro florestal está diretamente ligado à natureza em seu ofício: é ele quem estuda e planeja a exploração dos recursos florestais, para encontrar o modo adequado e mais racional de aproveitá-los, com o menor risco ambiental possível.




Para Saber mais
Atuação do engenheiro florestal
Origem
Dia do engenheiro florestal

Nenhum comentário:

Postar um comentário