segunda-feira, 9 de abril de 2012

Nanobiotecnologia aplicada na produção de farmacos

     Por que a nanobiotecnologia é considerada uma revolucionária descoberta?
- A partir da nanobiotecnologia podem-se produzir medicamentos mais seguros e eficazes. O grande desafio hoje é encontrar um fármaco que efetivamente trate a doença. Descobrir uma forma de levar este medicamento até o local de ação mantendo sua estabilidade físico-química e imunológica, maximizando sua atuação e minimizando os efeitos colaterais.
- Um dos principais campos de estudo hoje da nanobiotecnologia é a aplicação desta na indústria farmacêutica. Pacientes com tuberculose e PB Micose usarão medicamentos bem mais eficientes que agirão diretamente no pulmão, não passando nem pelo fígado ou pelo baço.
    

 Como a nanociência ajudaria neste processo?
- Para que o fármaco chegue à área de ação correta e de forma seletiva, ou seja, poupando os tecidos, é necessária que os  produtos  possuam em sua composição estruturas organizadas cuja escala numérica é o nanômetro. 
-Os pesquisadores exploram hoje a possibilidade de administrar medicamentos, desafiando as barreiras imunitárias do corpo, graças à integração de moléculas farmacêuticas em nanopartículas do tamanho de um vírus. Estas nanopartículas podem, então, se deslocar via sistema circulatório e são funcionalizadas para reconhecer especificamente as células-alvo, no interior das quais "entregam" os produtos ativos e as células e os tecidos sadios são poupados.

Para saber mais

O revolucionário mundo da nanociência
Nanobiotecnologia e saúde     
Nanociência
Desenvolovimento de medicamentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário