terça-feira, 10 de abril de 2012

RESTAURAÇÃO FLORESTAL

 VISANDO À CONSERVAÇÃO DE RECURSOS HÍDRICOS

na geração de mapa de área prioritária à restauração florestal, partindo inicialmente da bacia do rio Pardo, SP, visando à conservação de recursos hídricos. Na definição dos critérios e restrições, empregou-se a Técnica Participativa. Foram selecionados os seguintes fatores: proximidade da rede hidrográfica, proximidade da cobertura florestal, declividade e erodibilidade do solo.

O fator proximidade da rede hidrográfica, além de possibilitar a conexão florestal, colaborou, juntamente com o fator proximidade da cobertura florestal, para que houvesse a definição de grande parte das áreas com maior prioridade em regiões da bacia, que concentram as maiores áreas de floresta nativa e áreas ripárias ao longo da hidrografia.
 
O geoprocessamento, ou seja, é o processamento informatizado de dados georreferenciados. Utiliza programas de computador que permitem o uso de informações cartográficas (mapas, cartas topográficas e plantas) e informações a que se possa associar coordenadas desses mapas, cartas ou plantas;é muito requerido para que se possa nas áreas prioritária à restauração florestal.Umas das ferramentas utilizadas nesta processo são os Levantamentos por técnicas GNSS/GPS e topografia.

Para saber mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário